quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vivendo Mais Leve!


Olá!!!

Hoje amanheci sem pique algum para qualquer coisa. Como estamos todos doentes lá em casa, a semana foi bem estressante. Os meninos não foram para a aula e nem para a natação. Eu, com bastante trabalho aqui na escola e em casa, também deixei de lado as minhas atividades. A verdade é que estou sobrecarregada! 

Ontem eu descobri que amaria ser a “Mulher Maravilha”. Mas não sou! Por tanto, criei algumas estratégias para mudar o meu ritmo e repassar alguns deveres para diminuir a minha correria. No post “Equilíbrio = Reforma Íntima” citei algumas dicas que não me esqueci de incluí-las para alcançar o meu objetivo: o de tornar a minha vida mais leve! Como eu só funciono listando o que tenho que fazer, encontrei um quadro criado pelo General Eisenhower que me ajudou a priorizar as tarefas e a não desperdiçar o meu tempo. Quem sabe pode te ajudar também!

Quadrante 1: Quadrante do Stress 
                     São tarefas importantes e urgentes que não foram resolvidas a tempo.
                     Precisam ser feitas rapidamente.          
                     Estratégia: resolva agora

Quadrante 2: Quadrante da Qualidade 
                    São tarefas importantes mas não urgentes. Necessitam ser feitas.Por isso, 
                    precisamos reservar um tempo para elas antes que se tornem urgentes.
                    Estratégia: utilize uma agenda para estas atividades.

Quadrante 3: Quadrante da Ilusão
                     São tarefas urgentes mas não importantes. São atividades que necessitam
                     ser feitas rapidamente, mas será você a pessoa certa para fazê-las?
                     Estratégia: em alguns casos diga não com diplomacia, em outros delegue.

Quadrante 4: Quadrante do Desperdício
                     São tarefas sem importância e não urgentes.
                     Estratégia: eliminar ou reduzir ao mínimo indispensável para o verdadeiro lazer.

Resumindo:
·         Importante
1) Faça agora (Urgente)
2) Planeje (não urgente)

·         Não importante
3) Delegue (urgente)
4) É importante? É urgente? Não? Então esqueça!

É como disse a Dr. Tânia (minha reumatologista): “Tempo perdido é tempo irrecuperável, pois não podemos fazer o relógio voltar atrás. Por tanto, você precisa “delegar” em casa e no trabalho”. Delegar exigirá mais tempo no início, mas irei recompensar-me com mais tempo livre no final. Assim conseguirei realizar as coisas que me dão prazer e que não faço por falta de tempo!    

Agora é só praticar!

 Bjokassssss.....

4 comentários:

  1. Este quadro é perfeito, comadre! Muito usado nas empresas... Vc está muito chique com estes posts cheios de dicas e pesquisa!
    Eu tenho melhorado... pois sempre achava que td era importante e urgente!!!
    Excelente idéia. Vou voltar a usá-lo aqui em casa.
    Bjos, Fran.

    ResponderExcluir
  2. nossa adorei a idéia deste quadro já vou fazer o meu pois tbm estou quase sem tempo pra nada
    bjs e seja muito bem vinda em meus espaços ....

    ResponderExcluir
  3. Olá Simone!!!!
    Que ótima idéia! Achei muito interessante este quadro. Vou utilizar para ver se consigo colocar em ordem as coisas lá em casa.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir